O Papel Do Levantador No Voleibol: Um Estudo Das Características Desse Atleta Na Opinião Dos Técnicos

Autores

  • Rosemeire de Oliveira Universidade São Judas Tadeu- USJT, São Paulo
  • Daniel Campos de Oliveira Universidade São Judas Tadeu- USJT, São Paulo
  • Alessandra Santos de Oliveira Universidade São Judas Tadeu- USJT, São Paulo
  • Marcelo Villas Boas Junior Universidade São Judas Tadeu- USJT, São Paulo
  • Maria Regina Ferreira Brandão Universidade São Judas Tadeu- USJT, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.37497/colloquium.v1i2.13

Palavras-chave:

Voleibol, Levantador, Perfil

Resumo

O voleibol se caracteriza por exigir determinadas qualidades psicológicas dos jogadores tais como: autoconfiança, determinação, disposição e força de vontade. Tem que dominar todo um sistema de hábitos motores, em diferentes combinações, com um alto grau de precisão e de diferenciação dos movimentos e com uma rápida modificação de formas de movimento, em termos de ritmo e velocidade, em ataques e defesas. O desempenho esportivo no voleibol envolve muito mais do que uma habilidade física, técnica e tática, envolve também qualidades psicológicas importantes. O objetivo deste estudo foi investigar o papel representativo dos atletas levantadores das equipes de voleibol e verificar a predominância significativa entre os aspectos físicos, técnicos, táticos e pensamento coletivo dos técnicos. Fizeram parte do presente estudo, 14 técnicos, com predominância de 13 técnicos do sexo masculino, com média de idade em um intervalo de 35 a 45 anos e tempo de experiência como treinadores destas equipes, entre 10 a 20 anos  em  média.  Os  treinadores foram entrevistados  com uma única questão geradora que permitiu respostas abertas: “Para você, quais são as características que um levantador deve ter para ser um atleta de alto rendimento e chegar a uma seleção nacional?”. “Comente sua resposta”. As entrevistas foram gravadas em áudio e posteriormente transcritas na íntegra. Os resultados foram analisados seguindo-se o Modelo do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), finalizando com a construção do DSC para cada grupamento identificado em cada etapa do Modelo, redigido na primeira pessoa do singular como se uma única pessoa estivesse falando. Com base nos resultados obtidos neste estudo, As características de comportamentos das atletas que  atuam  na  posição de levantador  estariam  fundamentalmente  associadas  com  os  aspectos  psicológicos,  quando comparados com os aspectos físicos, técnicos e táticos.

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Biografia do Autor

Rosemeire de Oliveira , Universidade São Judas Tadeu- USJT, São Paulo

Doutora em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2014), Mestre em História Social (2002), e graduada em História (1998), pela mesma Universidade. Atualmente é professora adjunta de História da Universidade Federal do Pará, Campus do Tocantins/Cametá. Possuiu experiência no Ensino Superior nas áreas de Brasil Colônia, América Colonial, Ensino de História, História Africana e Afro-brasileira. Pesquisadora da temática indígena na América Colonial, e partir de 2008 estendeu a pesquisa aos grupos contemporâneos, com foco de atuação voltado para o estudo de novas metodologias para o trabalho com a questão indígena em sala de aula, como também para a educação escolar indígena. No ensino superior além da docência coordenou e coordena projetos de pesquisa ligados a temática indígena e ao ensino de História. Como consultora educacional, trabalhou na capacitação de professores atendendo as novas exigências do Currículo de Ciências Humanas e suas Tecnologias. Trabalha também temas relacionados à temática africana e afro-brasileira, neste campo, atuou como formadora do núcleo Étnico Racial da Prefeitura de São Paulo.

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Publicado

2021-06-08

Como Citar

OLIVEIRA , R. de .; OLIVEIRA, D. C. de .; OLIVEIRA, A. S. de .; BOAS JUNIOR, M. V. .; BRANDÃO, M. R. F. . O Papel Do Levantador No Voleibol: Um Estudo Das Características Desse Atleta Na Opinião Dos Técnicos. Colloquium: health and education, Mooca (SP), v. 1, n. 2, p. e013, 2021. DOI: 10.37497/colloquium.v1i2.13. Disponível em: https://colloquimhealtheducation.com.br/recs/article/view/13. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos