A Publicação Científica Sobre a Avaliação na Educação Física Escolar: Uma Revisão Integrativa

Autores

  • Vinicius Dos Santos Moreira Universidade São Judas Tadeu, São Paulo
  • Daniel Teixeira Maldonado Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, São Paulo
  • Fabiano Dias Fundação Instituto de Educação de Barueri, São Paulo
  • Elisabete Dos Santos Freire Universidade São Judas Tadeu, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.37497/colloquium.v1i1.2

Palavras-chave:

Educação Física, Escola, Avaliação Da Aprendizagem

Resumo

Esse estudo investiga a produção do conhecimento sobre avaliação do processo de ensino e aprendizagem na Educação Física escolar evidenciando as principais contribuições dessas pesquisas com foco nos resultados encontrados por esses estudos. A análise compreendeu o período de 1975 a 2017 e incluiu artigos publicados na versão online de 53 periódicos brasileiros da área da Educação Física e da Educação classificados nos estratos A1 a B5 do WebQualis do quadriênio 2013-2016. Os resultados apontam baixa quantidade de publicações de estudos sobre o tema e para a necessidade de mais estudos que acompanhem como se desenvolvem os processos de avaliação no cotidiano escolar, sobretudo aqueles com propostas de intervenção que podem ser desenvolvidos por meio de pesquisa ação, em colaboração entre pesquisadores e professores, e também estudos em que os próprios docentes pesquisam, refletem e compartilham suas próprias práticas avaliativas.

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Biografia do Autor

Vinicius Dos Santos Moreira, Universidade São Judas Tadeu, São Paulo

Mestre em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (2019). Licenciado em Educação Física pela Universidade Metodista de São Paulo (2008), Bacharel em Educação Física pelo Centro Universitário Ítalo Brasileiro (2010). Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Física Escolar pela Universidade Estácio de Sá (2015). Atualmente cursando doutorado em Educação Física na Universidade São Judas Tadeu na linha de pesquisa estudos socioculturais da Educação Física. É membro do grupo de estudos "Diálogo: Educação Física, escola e currículo", vinculado a Universidade São Judas, pesquisando avaliação da aprendizagem, práticas pedagógicas e currículo da Educação Física na escola. Atua desde 2011 na área da Educação Física Escolar com educação infantil, ensino fundamental e médio. Atualmente é professor efetivo nas redes Municipais de Educação de Santo André e São Paulo.

Daniel Teixeira Maldonado , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, São Paulo

Cursou o Bacharelado, a Licenciatura, o Mestrado e o Doutorado em Educação Física na Universidade São Judas. Realizou o Pós-Doutorado na Faculdade de Educação da USP. Atualmente é professor de Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Tem como linha de pesquisa os seguintes temas: Educação Física Escolar; Currículo; Formação de Professores e Pesquisa Qualitativa.

Fabiano Dias , Fundação Instituto de Educação de Barueri, São Paulo

Bacharel e licenciado em Educação Física pela Universidade Presbiteriana Mackenzei (2015). Mestre em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (2018). Atua como professor de Educação Física na FIEB (Fundação Instituto de Educação de Barueri) no Ensino Fundamental I e II.

Elisabete Dos Santos Freire , Universidade São Judas Tadeu, São Paulo

Licenciada (1990) e Mestre (1999) em Educação Física pela Universidade de São Paulo, Doutora (2012) em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu e Graduada em Pedagogia (2020). Atualmente, é Vice-Coordenadora do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação Física da Universidade São Judas Tadeu e professora nos cursos de Pós-graduação e de graduação em Educação Física. Atua também como pesquisadora do Instituto Ânima Sociesc de Inovação, Pesquisa e Cultura. Atuou, também, com o Ensino da Educação Física na Escola, trabalhando nos diferentes níveis de ensino da Educação Básica, o que motivou a escolha da principal linha de pesquisa a qual se dedica: Educação Física, Escola e Currículo. Nos últimos anos tem desenvolvido pesquisas sobre os saberes escolares a serem aprendidos nas aulas de Educação Física e, especialmente, sobre a construção de valores na escola. É Líder do Grupo Diálogos: Educação Física, Escola e Currículo.

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Publicado

2021-01-13

Como Citar

MOREIRA, V. D. S. .; MALDONADO , D. T. .; DIAS , F. .; FREIRE , E. D. S. . A Publicação Científica Sobre a Avaliação na Educação Física Escolar: Uma Revisão Integrativa. Colloquium: health and education, Mooca (SP), v. 1, n. 1, p. e02, 2021. DOI: 10.37497/colloquium.v1i1.2. Disponível em: https://colloquimhealtheducation.com.br/recs/article/view/2. Acesso em: 20 maio. 2024.

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