A Publicação Científica Sobre a Avaliação na Educação Física Escolar: Uma Revisão Integrativa

Autores/as

  • Vinicius Dos Santos Moreira Universidade São Judas Tadeu, São Paulo
  • Daniel Teixeira Maldonado Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, São Paulo
  • Fabiano Dias Fundação Instituto de Educação de Barueri, São Paulo
  • Elisabete Dos Santos Freire Universidade São Judas Tadeu, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.37497/colloquium.v1i1.2

Palabras clave:

Educación Física, Colegio, Evaluación Del Aprendizaje

Resumen

Este estudio investiga la producción de conocimiento sobre la evaluación del proceso de enseñanza y aprendizaje en la Educación Física escolar, destacando los principales aportes de estas investigaciones con un enfoque en los resultados encontrados por estos estudios. El análisis abarcó el período de 1975 a 2017 e incluyó artículos publicados en la versión en línea de 53 revistas brasileñas del área de Educación Física y Educación clasificadas en los estratos A1 a B5 de WebQualis para el cuatrienio 2013-2016. Los resultados apuntan a un bajo número de publicaciones de estudios sobre el tema y a la necesidad de más estudios que acompañen cómo se desarrollan los procesos de evaluación en la rutina escolar, especialmente aquellos con propuestas de intervención que se pueden desarrollar a través de la investigación acción, en colaboración. entre investigadores y profesores, y también estudios en los que los propios profesores investigan, reflexionan y comparten sus propias prácticas evaluativas.

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Biografía del autor/a

Vinicius Dos Santos Moreira, Universidade São Judas Tadeu, São Paulo

Mestre em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (2019). Licenciado em Educação Física pela Universidade Metodista de São Paulo (2008), Bacharel em Educação Física pelo Centro Universitário Ítalo Brasileiro (2010). Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Física Escolar pela Universidade Estácio de Sá (2015). Atualmente cursando doutorado em Educação Física na Universidade São Judas Tadeu na linha de pesquisa estudos socioculturais da Educação Física. É membro do grupo de estudos "Diálogo: Educação Física, escola e currículo", vinculado a Universidade São Judas, pesquisando avaliação da aprendizagem, práticas pedagógicas e currículo da Educação Física na escola. Atua desde 2011 na área da Educação Física Escolar com educação infantil, ensino fundamental e médio. Atualmente é professor efetivo nas redes Municipais de Educação de Santo André e São Paulo.

Daniel Teixeira Maldonado , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, São Paulo

Cursou o Bacharelado, a Licenciatura, o Mestrado e o Doutorado em Educação Física na Universidade São Judas. Realizou o Pós-Doutorado na Faculdade de Educação da USP. Atualmente é professor de Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Tem como linha de pesquisa os seguintes temas: Educação Física Escolar; Currículo; Formação de Professores e Pesquisa Qualitativa.

Fabiano Dias , Fundação Instituto de Educação de Barueri, São Paulo

Bacharel e licenciado em Educação Física pela Universidade Presbiteriana Mackenzei (2015). Mestre em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (2018). Atua como professor de Educação Física na FIEB (Fundação Instituto de Educação de Barueri) no Ensino Fundamental I e II.

Elisabete Dos Santos Freire , Universidade São Judas Tadeu, São Paulo

Licenciada (1990) e Mestre (1999) em Educação Física pela Universidade de São Paulo, Doutora (2012) em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu e Graduada em Pedagogia (2020). Atualmente, é Vice-Coordenadora do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação Física da Universidade São Judas Tadeu e professora nos cursos de Pós-graduação e de graduação em Educação Física. Atua também como pesquisadora do Instituto Ânima Sociesc de Inovação, Pesquisa e Cultura. Atuou, também, com o Ensino da Educação Física na Escola, trabalhando nos diferentes níveis de ensino da Educação Básica, o que motivou a escolha da principal linha de pesquisa a qual se dedica: Educação Física, Escola e Currículo. Nos últimos anos tem desenvolvido pesquisas sobre os saberes escolares a serem aprendidos nas aulas de Educação Física e, especialmente, sobre a construção de valores na escola. É Líder do Grupo Diálogos: Educação Física, Escola e Currículo.

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Publicado

2021-01-13

Cómo citar

MOREIRA, V. D. S. .; MALDONADO , D. T. .; DIAS , F. .; FREIRE , E. D. S. . A Publicação Científica Sobre a Avaliação na Educação Física Escolar: Uma Revisão Integrativa. Colloquium: health and education, Mooca (SP), v. 1, n. 1, p. e02, 2021. DOI: 10.37497/colloquium.v1i1.2. Disponível em: https://colloquimhealtheducation.com.br/recs/article/view/2. Acesso em: 8 sep. 2024.

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