Simpósio Internacional De Motivação E Desenvolvimento Humano (SIMDH)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37497/colloquium.v3iSuplemento.47

Palavras-chave:

Motivação, Teoria da Autodeterminação (TAD), Desenvolvimento Humano, SIMDH (Simpósio Internacional de Motivação e Desenvolvimento Humano), Pesquisa em Educação Física

Resumo

A motivação é um componente fundamental nas atividades humanas, influenciando o início, direção, intensidade e persistência dos comportamentos. Este processo, intencional e direcionado a metas, é mediado pela combinação de esforços e envolve tanto fatores pessoais quanto ambientais. As pessoas são motivadas por uma variedade de razões, que podem variar conforme suas necessidades e oportunidades, resultando em experiências distintas.

Entre as teorias que investigam a motivação, destaca-se a Teoria da Autodeterminação (TAD), que associa a motivação à satisfação de necessidades básicas como autonomia, competência e relacionamentos. A TAD diferencia a motivação intrínseca, relacionada a ações prazerosas ou interessantes, da extrínseca, ligada a resultados específicos. A teoria também reconhece a tendência inerente dos organismos ao desenvolvimento, integração e interação social, contribuindo para a formação do "self" e para comportamentos intencionais que promovem o desenvolvimento pessoal.

O Laboratório de Pesquisas da Motivação e Desenvolvimento Humano da Universidade São Judas Tadeu, liderado pelo Prof. Dr. Marcelo Callegari Zanetti, explora o impacto da motivação em áreas como atividade física, esportes, saúde e educação. Suas pesquisas abrangem desde o engajamento em exercícios físicos até os efeitos na aprendizagem, desempenho e saúde mental.

Para fomentar discussões e pesquisas nesse campo, o Prof. Dr. Marcelo Callegari Zanetti idealizou o Simpósio Internacional de Motivação e Desenvolvimento Humano (SIMDH), que é realizado anualmente na Universidade São Judas Tadeu. O III SIMDH, pela primeira vez em formato híbrido, permitiu a submissão de trabalhos científicos e promoveu a interação entre estudantes, profissionais e pesquisadores. Além disso, o evento obteve reconhecimento e suporte financeiro da CAPES, através do PROGRAMA DE APOIO A EVENTOS NO PAÍS (PAEP - 2023), reforçando a importância dessa área de pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helton Magalhães Dias, Universidade São Judas Tadeu, São Paulo

Presidente da Comissão Científica do SIMDH 23.

Marcelo Callegari Zanetti, Universidade São Judas Tadeu, São Paulo

Presidente do Evento e Professor do PPG-USJT.

Downloads

Publicado

2023-11-27

Como Citar

DIAS, H. M.; ZANETTI, M. C. Simpósio Internacional De Motivação E Desenvolvimento Humano (SIMDH). Colloquium: health and education, Mooca (SP), v. 3, n. Suplemento, p. e047, 2023. DOI: 10.37497/colloquium.v3iSuplemento.47. Disponível em: https://colloquimhealtheducation.com.br/recs/article/view/47. Acesso em: 28 fev. 2024.