Physical Education In School: A Case Study of Student Perspective

Authors

  • Jean Francisco dos Santos Ferreira Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo
  • Bruno Freitas Meireles Universidade São Judas Tadeu, São Paulo
  • Isabel Porto Filgueiras Universidade São Judas Tadeu, São Paulo https://orcid.org/0000-0001-6173-9560

DOI:

https://doi.org/10.37497/colloquium.v1i1.5

Keywords:

Physical Education, School, Students

Abstract

The study investigated the design of the students of third year and fourth series of the Fundamental Education of a public school on Physical Education classes. The objectives were to identify the ideas of the students on the contents present in classes and list their preferences about the contents. The sample was composed of 85 subjects, 41 children of the third years (17 girls and 24 boys) and 44 of the fourth series (26 girls and 18 boys), with ages between 8 and 12 years. The research is characterized as a case study of single. The instruments used were a questionnaire with open and closed questions and naturalistic observation. The results indicate that the activities that children do not like, he likes little, likes and loves very are quite varied, so many differences indicates the heterogeneity of interests to which the professor of Physical Education read daily. actors, singers, soccer player, anonymous names, character designs and soap opera that is a result of the involvement of the children with the media, social networks, magazine etc. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Jean Francisco dos Santos Ferreira, Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2012). Tem experiência na área de Educação Física.

Bruno Freitas Meireles, Universidade São Judas Tadeu, São Paulo

Doutorando em Educação Física na linha de pesquisa de Estudos Socioculturais e pedagógicos em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (USJT). Mestre em Educação Física (2015) também pela USJT. Possui 08 anos de experiência na área de Gestão de Políticas Públicas em Educação e Esporte, com ênfase em aspectos pedagógicos, curriculares e de gestão escolar. Foi Avaliador e Professor Formador de Programas e projetos vinculados ao Ministério da Educação (MEC), Ministério do Esporte (ME) e Universidade Federal do Rio grande do Sul (UFRGS). Atuou como Coordenador Pedagógico na Secretaria de Educação de Diadema e como Coordenador de Serviço Educacional/Coordenador de Projetos na Secretaria de Educação de Santo André. Atuou também como Professor Adjunto na Universidade Anhanguera de São Paulo em cursos de graduação com foco em disciplinas como: Didática, Metodologia e Práticas de ensino; Metodologia do ensino de Voleibol; M. E. de Handebol; Recreação e lazer; Jogos, brinquedos e brincadeiras; TCC; Estágios e; Pesquisa Científica. Graduado em Educação Física (2007) pela Universidade Metodista de São Paulo, graduando em Pedagogia pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) possui Especialização em Recreação e Lazer pela Faculdades Integradas de Santo André - FEFISA (2009), Pedagogia do Esporte (2016) e Educação Física Escolar (2017) pelo Instituto A Vez do Mestre (AVM). Já trabalhou como Consultor Técnico em Educação e Educação Física. Atualmente é Professor de Educação Física efetivo da rede municipal de Santo André, membro dos Grupos de Estudos e Pesquisas "Diálogo: Educação Física, Escola e Currículo" e "FOCUS - Formação Docente em Educação Física Escolar" ambos vinculados à USJT e "ESCOLAR" vinculado à UNICAMP.

Isabel Porto Filgueiras, Universidade São Judas Tadeu, São Paulo

É licenciada em Educação Física, Mestre e Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Foi bolsista CNPq no curso de Mestrado. Atualmente é docente do curso de pós-graduação Stricto Sensu em Educação Física da Universidade São Judas Tadeu, na linha de pesquisa Educação Física, Escola e Sociedade, onde coordena o grupo de pesquisa "Pesquisa, Inovação e formação docente em Educação Física. Foi professora de Educação Física na Educação Básica (1993 a 2006) na Rede Municipal de São Paulo e em escolas particulares. Foi professora na Universidade Presbiteriana Mackenzie (2003 a 2015) onde atuou nos cursos de graduação e pós-graduação Lato Sensu em Educação Física e no pós-graduação Latu Sensu em Educação no Centro de Educação, Filosofia e Teologia, foi bolsista CAPES no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID 2012 a 2015), coordenou os estágios obrigatórios e não obrigatórios em Educação Física; membro no Núcleo Docente Estruturante do curso de Educação Física; membro do Fórum Permanente de Educação, Pesquisa e Extensão, no qual desenvolveu atividades de formação continuada para professores universitários nas áreas de planejamento, avaliação e utilização da Plataforma Moodle; foi coordenadora do grupo de estudo e pesquisa em Educação Física Escolar; Editora da Revista Mackenzie de Educação Física e Esportes; coordenou o curso de pós-graduação Lato Sensu em Educação Física Escolar na mesma Universidade. É pesquisadora do grupo "Contextos Integrados na Educação Infantil" na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Atua, desde 2000 como assessora pedagógica em programas de educação, educação física e formação de professores junto a Secretarias de Educação e organizações do terceiro setor.

References

AGOSTINHO, K. A. Pesquisa com crianças em contextos pré escolares: reflexões metodológicas. Portugal: Universidade do Minho, s/d. Disponível em http://www.anped.org.br/reunioes/31ra/1trabalho/GT07-4062--Res.pdf. Acesso em 30/04/2011.

ALDERSON, Priscilla. As crianças como pesquisadoras: Os efeitos dos direitos de participação sobre a metodologia de pesquisa. v. 26, n. 91, p. 419 – 442, 2005.

ALGEBAILE, M. A. Entrelaçamento de vozes infantis: uma pesquisa feita na escola pública. In: KRAMER, S.; LEITE, M. I. Infância : fios e desafios da pesquisa. Campinas: Papirus, p. 121-147, 1997.

BOGDAN, Robert & BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Tradução de Maria J. Alves, Sara Bahia dos Santos, Telmo Baptista. Porto: Porto Editora, 1994.

BRASIL, MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, 1997.

DELGADO, Ana Cristina Coll; MÜLLER, Fernanda. Em busca de metodologias investigativas com crianças e suas culturas. v. 35, n. 125, p. 161 – 179, 2005b

DELGADO, Ana Cristina Coll; MÜLLER, Fernanda. Sociologia da infância: Pesquisa com crianças. v. 26, n. 91, p. 351 – 360, 2005a

EARP, M. L. S. Assistência ou educação : o projeto alunos-residentes de CIEPs. Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro: Pontifícia Universidade Católica, 1996.

FERREIRA, M. D. S. Vozes infantis, elos de coletividade : a criança da favela no seu contexto sociocultural. Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro: Universidade Federal Fluminense, 1998.

FILGEIRAS. Isabel Porto; OLIVEIRA, Greice Kelly de; PAIANO, Ronê; RODRIGUES, Luiz Henrique. Concepções e preferências sobre as aulas de educação física escolar: Uma análise da perspectiva discente. V.6, n.3, p. 23 – 31, 2007.

LEITE, M. I . O Que falam de escola e saber as crianças da área rural? Um desafio da pesquisa no campo. In: KRAMER, S.; LEITE, M. I. Infância: fios e desafios da pesquisa. p. 73-96. 1996.

KRAMER, Sonia. Autoria e Autorização: Questões éticas na pesquisa com crianças. n.116, p. 41-59, 2002.

ORGANIZACAO DAS NACOES UNIDAS (ONU). Convenção dos direitos das crianças, 1989.

QUINTEIRO, J. Sobre a emergência de uma sociologia da infância: contribuições para o debate. Perspectiva, Florianópolis, v. 20, n. especial., p. 137-162, 2002.

RANGEL, Betti. O prazer nas aulas de Educação Física: a perspectiva discente. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual de Campinas, 1992.

SÃO PAULO, ESTADO. Proposta pedagógica para o Ensino Fundamental e Médio. São Paulo, 2008.

SÃO PAULO, PREFEITURA. Referencial de Expectativas de Aprendizagem. São Paulo, 2007.

SARMENTO, M. J.. Gerações e alteridade: interrogações a partir da sociologia da infância.. Educação e Sociedade.v. 26, n. 91, p. 361-378, 2005.

SILVA, Juliana Pereira da; BARBOSA, Silvia Neli Falcão; KRAMER, Sonia. Questões teórico-metodológicas da pesquisa com crianças. v.23, n.01, p. 41 – 64, 2005.

SILVA, Natália Bom; SILVA, Fabiana Pereira; PERES, Eliane Terezinha. Como desenvolver pesquisas com crianças? Primeiras Considerações sobre uma pesquisa com crianças de seis anos do ensino fundamental de nove anos. 2008.

STAKE, R. E. Investigacion com estudio de casos. 2ª ed. Traducción Roc Fiella. Madrid: Ed. Morata, 1999.

YIN R. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2a ed. Porto Alegre: Bookman; 2001.

Published

2021-01-05

How to Cite

FERREIRA, J. F. dos S. .; MEIRELES, B. F. .; FILGUEIRAS, I. P. . Physical Education In School: A Case Study of Student Perspective. Colloquium: health and education, Mooca (SP), v. 1, n. 1, p. e05, 2021. DOI: 10.37497/colloquium.v1i1.5. Disponível em: https://colloquimhealtheducation.com.br/recs/article/view/5. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos