Physical Education In School: A Case Study of Student Perspective
DOI:
https://doi.org/10.37497/colloquium.v1i1.5Keywords:
Physical Education, School, StudentsAbstract
The study investigated the design of the students of third year and fourth series of the Fundamental Education of a public school on Physical Education classes. The objectives were to identify the ideas of the students on the contents present in classes and list their preferences about the contents. The sample was composed of 85 subjects, 41 children of the third years (17 girls and 24 boys) and 44 of the fourth series (26 girls and 18 boys), with ages between 8 and 12 years. The research is characterized as a case study of single. The instruments used were a questionnaire with open and closed questions and naturalistic observation. The results indicate that the activities that children do not like, he likes little, likes and loves very are quite varied, so many differences indicates the heterogeneity of interests to which the professor of Physical Education read daily. actors, singers, soccer player, anonymous names, character designs and soap opera that is a result of the involvement of the children with the media, social networks, magazine etc.
Downloads
References
AGOSTINHO, K. A. Pesquisa com crianças em contextos pré escolares: reflexões metodológicas. Portugal: Universidade do Minho, s/d. Disponível em http://www.anped.org.br/reunioes/31ra/1trabalho/GT07-4062--Res.pdf. Acesso em 30/04/2011.
ALDERSON, Priscilla. As crianças como pesquisadoras: Os efeitos dos direitos de participação sobre a metodologia de pesquisa. v. 26, n. 91, p. 419 – 442, 2005.
ALGEBAILE, M. A. Entrelaçamento de vozes infantis: uma pesquisa feita na escola pública. In: KRAMER, S.; LEITE, M. I. Infância : fios e desafios da pesquisa. Campinas: Papirus, p. 121-147, 1997.
BOGDAN, Robert & BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Tradução de Maria J. Alves, Sara Bahia dos Santos, Telmo Baptista. Porto: Porto Editora, 1994.
BRASIL, MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, 1997.
DELGADO, Ana Cristina Coll; MÜLLER, Fernanda. Em busca de metodologias investigativas com crianças e suas culturas. v. 35, n. 125, p. 161 – 179, 2005b
DELGADO, Ana Cristina Coll; MÜLLER, Fernanda. Sociologia da infância: Pesquisa com crianças. v. 26, n. 91, p. 351 – 360, 2005a
EARP, M. L. S. Assistência ou educação : o projeto alunos-residentes de CIEPs. Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro: Pontifícia Universidade Católica, 1996.
FERREIRA, M. D. S. Vozes infantis, elos de coletividade : a criança da favela no seu contexto sociocultural. Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro: Universidade Federal Fluminense, 1998.
FILGEIRAS. Isabel Porto; OLIVEIRA, Greice Kelly de; PAIANO, Ronê; RODRIGUES, Luiz Henrique. Concepções e preferências sobre as aulas de educação física escolar: Uma análise da perspectiva discente. V.6, n.3, p. 23 – 31, 2007.
LEITE, M. I . O Que falam de escola e saber as crianças da área rural? Um desafio da pesquisa no campo. In: KRAMER, S.; LEITE, M. I. Infância: fios e desafios da pesquisa. p. 73-96. 1996.
KRAMER, Sonia. Autoria e Autorização: Questões éticas na pesquisa com crianças. n.116, p. 41-59, 2002.
ORGANIZACAO DAS NACOES UNIDAS (ONU). Convenção dos direitos das crianças, 1989.
QUINTEIRO, J. Sobre a emergência de uma sociologia da infância: contribuições para o debate. Perspectiva, Florianópolis, v. 20, n. especial., p. 137-162, 2002.
RANGEL, Betti. O prazer nas aulas de Educação Física: a perspectiva discente. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual de Campinas, 1992.
SÃO PAULO, ESTADO. Proposta pedagógica para o Ensino Fundamental e Médio. São Paulo, 2008.
SÃO PAULO, PREFEITURA. Referencial de Expectativas de Aprendizagem. São Paulo, 2007.
SARMENTO, M. J.. Gerações e alteridade: interrogações a partir da sociologia da infância.. Educação e Sociedade.v. 26, n. 91, p. 361-378, 2005.
SILVA, Juliana Pereira da; BARBOSA, Silvia Neli Falcão; KRAMER, Sonia. Questões teórico-metodológicas da pesquisa com crianças. v.23, n.01, p. 41 – 64, 2005.
SILVA, Natália Bom; SILVA, Fabiana Pereira; PERES, Eliane Terezinha. Como desenvolver pesquisas com crianças? Primeiras Considerações sobre uma pesquisa com crianças de seis anos do ensino fundamental de nove anos. 2008.
STAKE, R. E. Investigacion com estudio de casos. 2ª ed. Traducción Roc Fiella. Madrid: Ed. Morata, 1999.
YIN R. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2a ed. Porto Alegre: Bookman; 2001.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(s) autor declara(m) que o trabalho é original e inédito, não tendo sido submetido à publicação em qualquer meio de divulgação, especialmente em outro periódico, nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra;
Caso aprovada e selecionada, fica autorizada a publicação da produção na Revista, a qual não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
A publicação do artigo implica transferência gratuita dos direitos autorais à Revista, nas versões eletrônica e impressa, conforme permissivo constante do artigo 49 da Lei de Proteção de Direitos Autorais (Lei 9.610, de 19/02/98), e que a não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas no mesmo diploma legal;
Todos os artigos publicados são licenciados sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.