Ressignificação da atividade prática laboratorial na construção de aprendizagens significativas nos currículos de graduação em medicina humana: relato de experiência

Autores

  • Camila de Melo Accardo Centro Universitário das Américas- FAM, São Paulo
  • Wagner Fernandes de Oliveira Universidade São Judas Tadeu- USJT, São Paulo
  • Sandra Regina Mota Ortiz Universidade São Judas Tadeu- USJT, São Paulo
  • Priscila Larcher Longo Universidade São Judas Tadeu- USJT

DOI:

https://doi.org/10.37497/colloquium.v1i2.17

Palavras-chave:

Aprendizagem Baseada Em Problemas, COVID-19, Embriologia, Graduação, Medicina

Resumo

Os cursos de graduação em medicina contam com diversas atividades entre as quais, as práticas laboratoriais, que apoiam as discussões realizadas em sessões tutoriais. devido à pandemia da COVID-19, as atividades educacionais presenciais passaram a ser virtuais e, nessa nova realidade, a atividade laboratorial referente à embriologia humana foi modificada e ressignificada para o novo contexto. Nesse manuscrito descrevemos como foi realizada essa atividade para um tópico específico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wagner Fernandes de Oliveira, Universidade São Judas Tadeu- USJT, São Paulo

Centro Universitário das Américas- FAM. Rua Augusta, 1508 – São Paulo- SP – Brasil.

 

Referências

AZER, SA, et al. Introducing integrated laboratory classes in a PBL curriculum: impact on student’s learning and satisfaction. BMC Med Educ, 13, 71, 2013.

BORGES, MC, et al. Aprendizado baseado em problemas. Medicina, Ribeirão Preto, 47(3): 301-317, 2014.

CHANG, BJ. Problem-based learning in medical school: A student's perspective" Ann Med Surg Lond. 12: 88–89, 2016.

FERRAZ, APCM. e BELHOT, RV. "Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais." Gest. Prod., São Carlos, 17 (2): 421-43, 2010.

KRASILCHIK, M. Prática do ensino de Biologia. 4aedição. São Paulo: Editora Universidade de São Paulo, 2008.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Diário Oficial da União. 18 mar 2020; Seção 1:39.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Resolução no3, de 20 de junho de 2014. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina- Braília- DF- Brasil.

OLIVEIRA, MS., et al. Uso de material didático sobre embriologia do sistema nervoso: avaliação dos estudantes. Revista Brasileira de Educação Médica, 36(1): 83–92, 2012.

OLIVEIRA, AA. Construção de modelos didáticos para o ensino do desenvolvimento embrionário humano. Arquivos do mudi, 19(1), 1-10, 2015.

RIBEIRO, LRC. The Pros and Cons of Problem-Based Learning from the Teacher’s Standpoint, Journal of University Teaching & Learning Practice, 8(1), 2011.

SOUZA, SC e DOURADO, L. Aprendizagem baseada em problemas (abp): um método de aprendizagem inovador para o ensino educativo. HOLOS, 31 (5):182-200, 2015.

STANKUNAS, M, et al. The implementation of problem-based learning in health service management training programs. Leadersh Health Serv (Bradf Engl). 3;29(4):392-40, 2016.

Education: From disruption to recovery. UNESCO. Disponível em: <https://en.unesco.org/covid19/educationresponse> Acesso em: 10 de dez. de 2020.

WILLIANS, G. e LAU, A. Reform of undergraduate medical te- aching in the United Kingdom: a triumph of evangelism over common sense. BMJ. 329:92-94, 2004.

Downloads

Publicado

2021-06-08

Como Citar

ACCARDO, C. de M. .; OLIVEIRA, W. F. de .; ORTIZ, S. R. M. .; LONGO, P. L. . Ressignificação da atividade prática laboratorial na construção de aprendizagens significativas nos currículos de graduação em medicina humana: relato de experiência. Colloquium: health and education, Mooca (SP), v. 1, n. 2, p. e017, 2021. DOI: 10.37497/colloquium.v1i2.17. Disponível em: https://colloquimhealtheducation.com.br/recs/article/view/17. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)