Ressignificação da atividade prática laboratorial na construção de aprendizagens significativas nos currículos de graduação em medicina humana: relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.37497/colloquium.v1i2.17Palavras-chave:
Aprendizagem Baseada Em Problemas, COVID-19, Embriologia, Graduação, MedicinaResumo
Os cursos de graduação em medicina contam com diversas atividades entre as quais, as práticas laboratoriais, que apoiam as discussões realizadas em sessões tutoriais. devido à pandemia da COVID-19, as atividades educacionais presenciais passaram a ser virtuais e, nessa nova realidade, a atividade laboratorial referente à embriologia humana foi modificada e ressignificada para o novo contexto. Nesse manuscrito descrevemos como foi realizada essa atividade para um tópico específico.
Downloads
Referências
AZER, SA, et al. Introducing integrated laboratory classes in a PBL curriculum: impact on student’s learning and satisfaction. BMC Med Educ, 13, 71, 2013.
BORGES, MC, et al. Aprendizado baseado em problemas. Medicina, Ribeirão Preto, 47(3): 301-317, 2014.
CHANG, BJ. Problem-based learning in medical school: A student's perspective" Ann Med Surg Lond. 12: 88–89, 2016.
FERRAZ, APCM. e BELHOT, RV. "Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais." Gest. Prod., São Carlos, 17 (2): 421-43, 2010.
KRASILCHIK, M. Prática do ensino de Biologia. 4aedição. São Paulo: Editora Universidade de São Paulo, 2008.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Diário Oficial da União. 18 mar 2020; Seção 1:39.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Resolução no3, de 20 de junho de 2014. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina- Braília- DF- Brasil.
OLIVEIRA, MS., et al. Uso de material didático sobre embriologia do sistema nervoso: avaliação dos estudantes. Revista Brasileira de Educação Médica, 36(1): 83–92, 2012.
OLIVEIRA, AA. Construção de modelos didáticos para o ensino do desenvolvimento embrionário humano. Arquivos do mudi, 19(1), 1-10, 2015.
RIBEIRO, LRC. The Pros and Cons of Problem-Based Learning from the Teacher’s Standpoint, Journal of University Teaching & Learning Practice, 8(1), 2011.
SOUZA, SC e DOURADO, L. Aprendizagem baseada em problemas (abp): um método de aprendizagem inovador para o ensino educativo. HOLOS, 31 (5):182-200, 2015.
STANKUNAS, M, et al. The implementation of problem-based learning in health service management training programs. Leadersh Health Serv (Bradf Engl). 3;29(4):392-40, 2016.
Education: From disruption to recovery. UNESCO. Disponível em: <https://en.unesco.org/covid19/educationresponse> Acesso em: 10 de dez. de 2020.
WILLIANS, G. e LAU, A. Reform of undergraduate medical te- aching in the United Kingdom: a triumph of evangelism over common sense. BMJ. 329:92-94, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(s) autor declara(m) que o trabalho é original e inédito, não tendo sido submetido à publicação em qualquer meio de divulgação, especialmente em outro periódico, nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra;
Caso aprovada e selecionada, fica autorizada a publicação da produção na Revista, a qual não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
A publicação do artigo implica transferência gratuita dos direitos autorais à Revista, nas versões eletrônica e impressa, conforme permissivo constante do artigo 49 da Lei de Proteção de Direitos Autorais (Lei 9.610, de 19/02/98), e que a não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas no mesmo diploma legal;
Todos os artigos publicados são licenciados sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.